Ministra da Justiça apresenta estratégia de intervenção no sistema prisional

Ministra da Justiça apresenta estratégia de intervenção no sistema prisional

Assembleia da República, 14 julho 2016

Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, na audição da comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, Assembleia da República, 14 julho 2016

A Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, anunciou na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias que se encontra em curso um trabalho de identificação de medidas penais alternativas às penas curtas de prisão e com maior potencial ressocializador.

Na intervenção, a Ministra anunciou uma estratégia ampla de melhoria das condições do sistema prisional dividida diferentes áreas. Estas incluem a melhoria das condições de permanência dos reclusos, incluindo intervenções em algum do edificado, nomeadamente com o apoio do programa de eficiência energética.

Ainda neste âmbito está a ser iniciado um trabalho na área da telemedicina «para as situações mais comuns».

Está também a ser feita uma intervenção tendo como objetivo a melhoria de qualidade dos espaços para os profissionais, nomeadamente a qualificação e formação contínua e de capacitação tecnológica e profissional dos técnicos do interior do sistema, identificando boas práticas e indicadores de gestão.

Encontra-se também em curso uma estratégia de deteção e repressão de condutas ilícitas em ambiente prisional, desenvolvida pela DGRSP em articulação com a PJ.

A Ministra anunciou estar a decorrer concurso para a admissão de novos 400 guardas prisionais, que serão admitidos durante o segundo semestre do corrente ano.

Tribunais

Na audição, a Ministra anunciou ainda que já não existe atualmente qualquer tribunal a funcionar em contentores.

O último tribunal que se encontrava ainda nestas condições desde 2014, o de Loures, já se encontra a funcionar em pleno nas instalações definitivas, depois de também anteriormente ter sido concluída a intervenção no novo tribunal de Vila Real.

Relativamente ao reajustamento do mapa judiciário, a Ministra deu conta à Comissão do calendário legislativo, tendo referido que a Proposta de Lei foi já aprovada em reunião de Secretários de Estado e será agendada para Conselho de Ministros em agosto a fim de entrar no Parlamento no início da próxima sessão legislativa.

A Ministra deu ainda conta das medidas em curso na área dos tribunais, nomedamente o sistema de indicadores de gestão, já disponível para as comarcas, através do sistema Citius.

Também no plano da modernização, a Ministra da Justiça anunciou o início dos trabalhos do piloto Tribunal +, que decorre em Sintra e que já permitiu compreender que mais de 60% das pessoas que se dirigem à Secretaria-Geral do Tribunal vão requerer certificados de registo criminal.

Prevê, desta forma, que com a entrada em funcionamento do certificado de registo criminal online, a partir do final deste mês, que diminuirá significativamente a pressão que se faz sentir sobre algumas secretarias dos Tribunais.

 

Foto: Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, na audição da comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, Assembleia da República, 14 julho 2016

Áreas: Justiça