Ensino superior e ciência são fundamentais para qualificar pessoas e aumentar emprego
Ensino superior e ciência são fundamentais para qualificar pessoas e aumentar emprego

Ministro da Ciência, Tecnilogia e Ensino Superior, Manuel Heitor, na discussão na especialidade da proposta de Orçamento do Estado para 2017, Assembleia da República, 11 novembro 2016
Orçamento do Estado, 11 novembro 2017
«Importa prosseguir um esforço coletivo entre os atores do sistema de ciência, tecnologia e ensino superior e os parceiros sociais, no sentido da confiança mútua, trabalho colaborativo, promoção e valorização do ensino superior e da ciência, contribuindo para a distinção e afirmação da identidade nacional», afirmou o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, no debate na especialidade do Orçamento do Estado para 2017, na Assembleia da República.
O Ministro lembrou que este objetivo deve ser prosseguido na sequência da agenda «Compromisso com o Conhecimento e a Ciência» para o período 2016-2020, que «assume as metas do Programa Nacional de Reformas no que se refere à qualificação dos portugueses, reforço do emprego científico e convergência do investimento para a concretização das metas europeias».
Aposta na Investigação & Desenvolvimento (I&D)
«A dotação orçamental total para a ciência, tecnologia e ensino superior cresce cerca de 10,5% relativamente à dotação equivalente de 2016», afirmou ainda o Ministro, realçando que «este crescimento está associado à valorização do ensino superior».
Com a meta de «alargar a base de apoio social do ensino superior e reforçar o esforço em I&D, designadamente através do estímulo ao emprego científico», Manuel Heitor referiu as principais medidas adotadas no Orçamento para 2017:
- Concretização do contrato de legislatura com as universidades e politécnicos;
- Reforço do emprego científico e académico;
- Reforço dos apoios sociais para alargar a base de recrutamento no ensino superior;
- Manutenção do crescimento do esforço em I&D.
Prioridades
O Ministro referiu também que o Orçamento para 2017 se foca em duas prioridades essenciais: modernizar, qualificar e diversificar o ensino superior, e reforçar o investimento em ciência e tecnologia, democratizando o conhecimento e a inovação.
Para atingir o primeiro objetivo, Manuel Heitor disse que o Governo irá:
- Estimular a internacionalização do ensino superior;
- Estimular o ingresso no ensino superior dos estudantes provenientes das vias profissionalizantes do ensino secundário e dos estudantes maiores de 23 anos;
- Promover a iniciativa «Study in Portugal», bem como outras atividades de diplomacia académica e científica;
- Reforçar a identidade e autonomia das instituições; e
- Promover uma maior racionalidade e eficiência administrativa.
Para atingir o segundo objetivo, o Ministro disse que o Governo irá:
- Consolidar a estrutura institucional de unidades de I&D, estimulando os valores das atividades de ciência e tecnologia;
- Estimular a flexibilização e capacidade de adaptação do sistema de forma inclusiva, diversificando fontes de financiamento; e
- Promoção da colaboração entre instituições.
Foto: Ministro da Ciência, Tecnilogia e Ensino Superior, Manuel Heitor, na discussão na especialidade da proposta de Orçamento do Estado para 2017, Assembleia da República, 11 novembro 2016 (Foto: João Relvas/Lusa)
