2017 trará segunda onda de solidariedade para com os refugiados
2017 trará segunda onda de solidariedade para com os refugiados

Ministro Adjunto, Eduardo Cabrita
Ministro Adjunto, Eduardo Cabrita
«O próximo ano vai trazer-nos um novo desafio, que é a segunda onda de solidariedade», afirmou o Ministro Adjunto, Eduardo Cabrita, em declarações à agência Lusa, após encerrar a Assembleia Geral da Plataforma de Apoio aos Refugiados, em Lisboa, na data em que se assinala o primeiro ano de atividade desta organização.
Acrescentando que, «nos próximos meses vai haver um aumento muito significativo do número de refugiados oriundos da Grécia e de Itália», o Ministro sublinhou que, «nestes tempos difíceis, Portugal deve posicionar-se na primeira linha de uma Europa solidária».
«Estamos a receber refugiados em números muito mais significativos e temos de nos preparar para receber mais refugiados em 2017», disse ainda Eduardo Cabrita, realçando que «os cerca de 1300 refugiados que já chegaram a Portugal estão atualmente espalhados por 76 municípios».
O Ministro lembrou que «faltam poucos meses para Portugal receber o papa Francisco, que apelou recentemente para que cada paróquia acolha uma família de refugiados» e «também o cardeal patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, é solidário com esta causa».
«A partir de agora e até maio temos de mostrar a nossa vontade de acolher», disse Eduardo Cabrita.
Referindo as prioridades do Governo para 2017 no que diz respeito às políticas de migração, o Ministro afirmou: «Temos de apostar numa boa integração, com base no ensino da língua portuguesa, na formação profissional - reconhecendo as qualificações já existentes - e na integração no mercado de trabalho».
