Forças Armadas empenhadas no combate aos incêndios florestais

As Forças Armadas estão a empenhar, desde o dia 14 de outubro, vários meios nos fogos florestais, nomeadamente no apoio ao combate, no próprio combate

Forças Armadas empenhadas no combate aos incêndios florestais

Forças Armadas empenhadas no combate aos incêndios florestais

As Forças Armadas estão a empenhar, desde o dia 14 de outubro, vários meios nos fogos florestais, nomeadamente no apoio ao combate, no próprio combate, na proteção e alojamento de pessoas, e no rescaldo e vigilância.

Há nove representantes das Forças Armadas nos postos de comando da Autoridade Nacional de Proteção Civil, para fazerem a coordenação.

O Exército tem 13 pelotões em ações de vigilância e rescaldo, quatro pelotões em ações de evacuação de vítimas, e 15 patrulhas de vigilância (uma delas em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo).

Tem ainda quatro destacamentos de Engenharia com máquinas de rastos, e o Regimento de Infantaria de Viseu está a alojar e alimentar 221 desalojados.

A Força Aérea teve um avião C295 em voo de vigilância durante quase cinco horas e disponibilizou apoio para receber dois aviões Canadair italianos no aeródromo de Maceda, em Ovar.

Tem ainda empenhados uma equipa de bombeiros da Base Aérea de Monte Real, e um destacamento de Engenharia com máquinas de rasto.