Portugal quer «montar um grande projeto» para desenvolver indústria aeroespacial
Manuel Heitor destacou que objetivo de fazer de Portugal um ativo na área do espaço «só faz sentido se contribuir para o desenvolvimento económico»

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor
Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor
O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, afirmou que Portugal tem o objetivo de «montar um grande projeto» com a Agência Especial Europeia na área dos micro lançadores de satélites que permita desenvolver a indústria aeroespacial.
Depois de reunir com várias empresas tecnológicas portuguesas, em Lisboa, o Ministro referiu que o objetivo de fazer de Portugal um ativo na área do espaço, incluindo a instalação de um novo centro de lançamento de satélites nos Açores, «só faz sentido se contribuir decisivamente para o desenvolvimento económico e para a criação de emprego».
«Para isto, estamos a trabalhar desde já com a Agência Espacial Europeia para criar um grande programa para desenvolver capacidade tecnológica e industrial nas nossas empresas nesta área», acrescentou.
A reunião teve o objetivo de preparar o programa de capacitação das empresas portuguesas com a Agência Especial Europeia para garantir que a instalação de um serviço de lançadores de satélite está «associada ao desenvolvimento da indústria» em Portugal.
«Estamos a desenvolver a capacidade científica para garantirmos que um serviço de lançadores no futuro tem verdadeiro impacto na criação de emprego e no desenvolvimento empresarial em Portugal», afirmou Manuel Heitor.
A Agência Espacial Europeia vai assinalar em Portugal a 11 de outubro os 25 anos do programa «General Support Technology» (GSTP), com uma conferência internacional organizada com a colaboração da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e a Agência Ciência Viva.
