1. Foi aprovada a resolução que cria um Grupo de Trabalho para a elaboração de um «Plano de ação para a Saúde Global 2018-2019».
Considerando que o estado de saúde das populações é determinado pelo estilo de vida do indivíduo e que a educação e a nutrição desempenham um papel central na melhoria da saúde pública das populações mundiais, importa reiterar o empenho de Portugal na política de saúde global.
Com esta iniciativa pretende-se reforçar o diálogo com outros parceiros a nível mundial, nomeadamente no contexto da União Europeia, da Organização Mundial da Saúde e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
No dia em que se realiza a Cimeira Intercalar da Cimeira Mundial de Saúde (WHS 2018), em Coimbra, o Governo português dá mais um passo no sentido de prosseguir com os desígnios de saúde global definidos no quadro da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável.
O Grupo de Trabalho será constituído por elementos designados pelos membros do Governo responsáveis pelas áreas dos Negócios Estrangeiros, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Saúde e da Economia.
2. O Governo procedeu às seguintes nomeações:
- Francisco Ventura Ramos, João Manuel Lopes de Oliveira, Sandra Cristina Gomes Gaspar, Júlio Paulo Candeias Pedro e Maria Teresa Fernandes de Sousa Carneiro, respetivamente para os cargos de presidente e vogais executivos do conselho de administração do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil;
- Sandra Isabel Batista Brás para o cargo de vogal executiva do Centro Hospitalar Lisboa Norte, para completar o mandato do atual conselho de administração, atendendo à vacatura do referido cargo por motivo de nomeação do anterior titular para outra unidade de saúde.