Maria de Fátima de Jesus Fonseca é Mestre em Administração e Políticas Públicas pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa e licenciada em Direito pela Universidade de Lisboa, encontra-se a elaborar a tese de doutoramento em políticas públicas.
Foi, de 2011 a 2017, Diretora Municipal de Recursos Humanos na Câmara Municipal de Lisboa.
Anteriormente, exerceu funções de Diretora Municipal de Serviços Centrais na mesma instituição, foi responsável pela área da modernização administrativa, foi Diretora do Gabinete de Modernização Municipal da Câmara Municipal de Amadora e Diretora da Unidade de Desenvolvimento de Modelos e Inovação Organizacional do Instituto para a Inovação na Administração do Estado.
Foi ainda advogada, consultora, formadora, participou no Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado.
É autora de diversos artigos, manuais e capítulos de livros nas suas áreas de especialidade.
É co-autora dos livros «Administração Pública: modernização, qualidade e inovação» e «Governação, Inovação e Tecnologias: o Estado Rede e a Administração Pública do Futuro».
Foi nomeada Embaixadora do Objetivo Trabalho Digno, da Aliança para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – UN Global Compact Network (Portugal).
Foi Secretária de Estado da Administração e do Emprego Público no XXI Governo Constitucional.