Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-10-20 às 13h46

Alexandra Barreiros vence a 3.ª edição do Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro

Alexandra Barreiros, portuguesa a residir em Genebra, na Suíça, é a vencedora da 3.ª edição do Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro, atribuído pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda em parceria com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, no âmbito da ação cultural junto das comunidades portuguesas. 

O Resto do Meu Nome é a obra galardoada da 3.ª edição deste prémio dirigido a portugueses residentes no estrangeiro e a lusodescendentes. Este é um prémio que visa reforçar os vínculos de pertença à língua e à cultura portuguesas e, ao mesmo tempo, homenagear a grande figura das letras portuguesas do século XX que foi José Maria Ferreira de Castro (1898-1974). 

A obra, do domínio da prosa (crónica), foi selecionada entre mais de meia centena de trabalhos, oriundos de vários pontos do globo: Holanda, Inglaterra, França, Noruega, Alemanha, Suíça, Angola, Dinamarca, Bélgica, Canadá, Luxemburgo, Estados Unidos da América, Suécia, Áustria e Brasil. Um resultado que representa uma sólida adesão e interesse neste galardão, expressos não só nos números, mas também na qualidade dos trabalhos rececionados. 

Tal como nas edições anteriores do Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro, o júri foi presidido pelo académico Carlos Reis e integrou também a editora-chefe da Imprensa Nacional, Paula Mendes, e a professora universitária Fátima Marinho.

Leia o comunicado na íntegra em anexo.