O domínio .pt cresceu 11% em 2021, comparando com 2019, período pré-pandemia. Este aumento traduz-se na criação de quase 137 mil novos registos no ano passado, o que significa que Portugal voltou a bater o recorde de números de registos em 2021.
Os dados divulgados pelo .PT – Associação DNS.PT, entidade que gere o domínio .pt, revelam que Portugal se posiciona como um dos líderes na Europa no que diz respeito ao crescimento do respetivo domínio de topo, estando o .pt entre os domínios que mais crescem no espaço europeu.
Estes números ganham especial relevância tendo em conta a aposta de Portugal nos programas Iniciativa Nacional Competência Digitais e.2030 (Portugal INCoDe.2030) e EUSOUDIGITAL, que visam o desenvolvimento de competências digitais enquanto facilitadoras da empregabilidade e catalisadoras do exercício pleno da cidadania.
De acordo com o comunicado divulgado pelo .PT, que segue em anexo, a pandemia resultou na evolução do processo de digitalização o que levou a que cidadãos e empresas tenham apostado no digital «de forma a contornar o impacto económico e social da crise sanitária».
O .PT – Associação DNS.PT trata-se de um serviço público responsável pela gestão, registo e manutenção do domínio .pt, o domínio de topo correspondente a Portugal, que resulta da colaboração entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), a Associação da Economia Digital (ACEPI) e a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO).