Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-07-12 às 10h37

Ministra da Cultura lamenta morte do cartoonista e pintor Vasco de Castro

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, lamenta profundamente a morte do cartoonista e pintor Vasco de Castro (1935-2021), referência do desenho de humor e da sátira, tanto em Portugal como no estrangeiro.
 
Natural de Ferreira do Zêzere, estudou na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, exilou-se em 1961 em Paris, onde o seu talento começou a despontar e o seu traço, único e imediatamente reconhecível, começou a ganhar a sua forma. Durante este período Vasco, como assinava e ficou conhecido, colaborou como desenhador com os maiores jornais e revistas francesas como «Le Monde», «Le Fígaro» ou o «Observateur».
 
Regressou a Portugal após o 25 de abril, onde os seus desenhos e a sua sátira mordaz o tornaram um dos mestres do cartoon em Portugal e uma referência incontornável, tanto para os seus pares como para os ilustradores mais jovens. 
 
Ao longo do seu percurso, colaborou com diversos jornais e revistas portuguesas, com destaque para o seu trabalho no Diário de Notícias e, mais tarde, no Público. Publicou também o seu trabalho nas obras «Montparnasse, mon village» (1985), «Fotomaton» (1986), «Leal da Câmara» (1996) e «Montparnasse até ao esgotamento das horas» (2008).
 
A cultura portuguesa perde um mestre do humor em desenho, com uma qualidade artística superior, que projetou internacionalmente o cartoon português.
 
À família e amigos enviam-se sentidas condolências.
Tags: pintura
Áreas:
Cultura