Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-01-31 às 17h09

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior lamenta morte do arqueólogo Bruno Navarro

A morte precoce e súbita de Bruno Navarro enche-nos de profunda tristeza e pesar.

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, lamenta profundamente a sua morte e transmite aos seus filhos, família e amigos o maior pesar. O desaparecimento precoce de Bruno Navarro deixa um vazio imenso a nível pessoal e emocional para todos os que o conheciam e tiveram a oportunidade de partilhar a sua alegria e amizade, mas também na Ciência e na Cultura portuguesas.

Bruno Navarro era desde 2017 presidente do Conselho Diretivo da Fundação Côa Parque, que gere o Museu e o Parque Arqueológico do Vale do Côa, e a sua ação foi particularmente relevante na intensa valorização da região do Vale do Côa, designadamente no reforço do conhecimento científico sobre do Vale do Côa, bem como foi na divulgação científica do potencial de conhecimento gerado por aquela região. Colaborou intensamente com o MCTES e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) nos últimos anos, designadamente no lançamento do "Programa mobilizador de I&D sobre o Vale do Coa", em curso desde 2019.

Eleito formalmente desde setembro de 2020 como membro da Direção da Ciência Viva, foi um dos impulsionadores pela integração do Museu do Côa na Rede Nacional de Centros de Ciência Viva, que ajudou a impulsionar.

Nasceu em Coimbra em 1977 mas fez os estudos secundários em Vila Nova de Foz Côa, no distrito da Guarda, e licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, na qual conclui também o Mestrado em História Contemporânea, e doutorou-se pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Nova.

Foi docente na FCT-Nova e no Instituto Superior de Ciências Educativas, tendo sido igualmente investigador no Centro Interuniversitário de História da Ciência e da Tecnologia e no Centro de História da Universidade de Lisboa.

Bruno Navarro foi deputado à Assembleia Municipal e membro da Assembleia da Comunidade Intermunicipal do Douro e desempenhou funções na Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa nas áreas educativa e cultural.
Tags: arqueologia