O Prémio de Inovação IN3+ é apresentado esta sexta-feira, dia 31 de janeiro, pelas 17h30, no Museu do Dinheiro, em Lisboa, e conta com a presença do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, e do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.
Trata-se de um prémio atribuído pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), que este ano ascende a um milhão de euros, e que distingue projetos inovadores, nas áreas das tecnologias de produção e de materiais, nanotecnologia, TIC, robótica e automação, desenvolvidos por instituições de ensino superior e centros de investigação que integram a Rede de Inovação da INCM.
As candidaturas serão analisadas por um júri composto por:
Maria Manuel Leitão Marques (Professora Universitária e Deputada no Parlamento Europeu)
José Ramalho Fontes (Professor Universitário e Presidente da AESE)
Elvira Fortunato (Professora Universitária e Vice Reitora da Universidade Nova de Lisboa)
João Tiago Silveira (Advogado e Professor Universitário)
Pedro Pinto (Jornalista e Professor Universitário)
Silvia Garcia (Responsável do INCMLab).
A edição deste ano realiza-se sob o lema "+ Inovação. + Investigação. + INCM" e a sessão de apresentação do prémio inclui uma mesa redonda sobre Cultura de Inovação e uma mostra de inovação intitulada INCMLab experience.
As edições anteriores, que contaram sempre com a presença do MCTES, distinguiram o projeto Atlas, resultado de uma parceria entre o Centro de Investigação Uninova e a Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa, e o projeto Papel Secreto desenvolvido pela equipa coordenada por Elvira Fortunato e Rodrigo Martins da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa, e constituída ainda por Luís Pereira e Pedro Barquinha do Centro de Investigação de Materiais (Cenimat/Cemop) e João Goes e João Pedro Oliveira do Centro de Tecnologia e Sistemas do Centro de Tecnologia e Sistemas (CTS).