Jean-Yves Le Drian, Ministro da Europa e dos Negócios Estrangeiros da República Francesa, Augusto Santos Silva, Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Franck Riester, Ministro da Cultura da República Francesa, e Graça Fonseca, Ministra da Cultura de Portugal, anunciam as nomeações de Emmanuel Demarcy-Mota para a Presidência da Temporada Cruzada França-Portugal, de João Pinharanda para o Comissariado geral no que respeita à parte portuguesa e de Victoire Bidegain Di Rosa para a parte francesa.
Anunciada em julho de 2018 pelo Presidente da República Francesa e pelo Primeiro-Ministro de Portugal, a Temporada Cruzada França-Portugal, que terá lugar em simultâneo nos dois países de julho de 2021 a fevereiro de 2022, irá contribuir para a consolidação da parceria estratégica entre França e Portugal.
Graças a uma programação comum pluridisciplinar, que irrigará os territórios dos dois países, nas áreas da cultura, da educação, da economia, do desporto e do turismo, a temporada cruzada será um elemento motor da aproximação entre as duas sociedades de ambos os países, em particular, a juventude.
Num momento em que Portugal e França estão prestes a exercer, em 2021 e 2022, respetivamente, a presidência do Conselho da União Europeia, a Temporada Cruzada será posta ao serviço da construção da Europa e da cultura. O primeiro comité misto de organização da Temporada Cruzada reunir-se-á em Paris a 18 e 19 dezembro de 2019.
Leia o comunicado na íntegra