Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2021-12-03 às 18h21

Intervenção do Ministro da Defesa Nacional por ocasião da Retração da Companhia de Atiradores Mecanizada - Tailored Forward Presence -Roménia

É uma grande satisfação receber-vos hoje de volta a casa, sem incidentes, e com a certeza de que cumpriram a vossa missão com brio, empenho e lealdade.  

Portugal reconhece e agradece o vosso esforço e sacrifício no teatro de operações, que acompanhámos com muito interesse durante estes 3 meses em que estiveram destacados na Roménia. 

Esta foi mais uma importante missão da Companhia de Atiradores Mecanizada, e dos seus 99 homens e mulheres militares, sob o rigoroso comando do Capitão de Infantaria Luís Carlos Martins da Silva. A todas e a todos quero louvar, pois serviram Portugal e a segurança euro-atlântica com elevada competência e sentido de missão, contribuindo para reforçar a presença da NATO no flanco sudeste da Aliança. 

Como ficou, mais uma vez, bem claro na reunião da NATO que teve lugar esta semana em Riga, na Letónia, as contínuas ações agressivas e desestabilizadoras da Rússia contra os países da União Europeia no Mar Negro, bem como a escalada militar russa que está em curso junto à fronteira da Ucrânia, obrigam-nos a permanecer vigilantes e a tudo fazer, na Aliança, para evitar esta escalada.

Foi para este grande objetivo estratégico que estiveram a contribuir com a vossa missão na Tailored Forward Presence da NATO na Roménia.

Com o treino desenvolvido por esta Companhia com Forças romenas, polacas e americanas, no quadro dos vários exercícios Green Scorpions e Cross Training, os contingentes nacionais destas Nações maximizaram o treino cruzado, criando mais conhecimento situacional, maior interoperabilidade e, logo, maior capacidade de resposta das Forças Aliadas. 

A Tailored Forward Presence contribui, deste modo, para o fortalecimento da postura de defesa e dissuasão da Aliança, e para a necessária demonstração pela NATO de que pode operar e treinar em conjunto na região do Mar Negro sem restrições.

Com efeito, neste momento particularmente crítico para a segurança e a paz no nosso continente, com a crescente postura agressiva da Rússia, a mensagem de Portugal aos nossos cidadãos, aos nossos militares e aos nossos Aliados deve continuar a ser clara – que o compromisso nacional de apoio à soberania e integridade territorial dos Aliados na NATO, e dos seus países parceiros, permanece inabalável.

Cumprir este compromisso é o dever das Forças Nacionais Destacadas que empenhamos nas missões da NATO. Cumprir este objetivo é uma forma de honrar a bandeira de Portugal que levaram convosco. Isso fez de vós embaixadores do nosso país na NATO e na Roménia, e é particularmente honroso saber que o vosso empenho e as vossas ações nesta missão colheram amplo reconhecimento. Estiveram à altura dessa honra, prestigiando o país e as Forças Armadas.

Este momento de regresso a casa é também um momento de celebração, pese embora as circunstâncias da pandemia que ainda atravessamos. Espero, portanto, que possam celebrar condignamente junto das vossas famílias e dos entes queridos, com a sensação de dever cumprido.

E porque já estamos no início de dezembro, termino desejando um Feliz Natal e agradecendo às vossas famílias todo o apoio que vos deram, e nos deram, ao longo destes meses. 

Em meu nome, do Governo e da Defesa Nacional, muito obrigado a todos e a todas.