Inicia-se a 19 de abril a fase de resposta aos Censos 2021 (XVI Recenseamento Geral da População e VI Recenseamento Geral da Habitação) dando continuidade à mais longa e consistente série estatística nacional sobre a população e a habitação, que se realiza a cada 10 anos, no primeiro ano de cada década, sendo as respostas confidenciais.
19 de abril é o dia de referência dos dados dos Censos 2011
A necessidade de estabelecer um dia de referência para os dados prende-se com o facto de ser importante garantir o maior rigor na contagem da população, eliminando a possibilidade de omissões ou duplicações.
Esta é a data do retrato do país e corresponde ao dia relativamente ao qual devem ser dadas as respostas.
Como responder
Para facilitar a resposta da população aos Censos 2021, o INE investiu na resposta através da Internet. No atual contexto epidemiológico, este modo de recolha de dados reveste-se da maior relevância, tendo em conta que minimiza os contactos entre recenseadores e a população.
Para responder pela Internet:
- Fácil - Aceda censos2021.ine.pt
- Seguro – Digite o Código e a Password indicados na carta que recebeu do INE
- Rápido – Responda às questões e no fim selecione entregar.
A resposta aos censos deve ser dada preferencialmente até ao dia 3 de maio
Na resposta aos Censos a população tem disponível uma Linha de Apoio (21 054 2021) disponível todos os dias entre as 9h00 e as 21h00 e que prestará toda a ajuda e esclarecimentos necessários.
Quando a resposta pela Internet não for possível, a população tem ao seu dispor outros modos de resposta, nomeadamente:
- Telefone para grupos da população com maior dificuldade na resposta pela Internet ou impedidos de contato presencial;
- eBalcão nas Juntas de Freguesia (mediante as condições de acessibilidade locais e em função da respetiva situação de saúde pública);
- Autopreenchimento dos questionários em papel, entregues pelos recenseadores, que cumprem um rigoroso protocolo de Saúde Pública.
Garantia de segurança
A situação epidemiológica da Covid-19 levou à elaboração de um Plano de Contingência de forma a garantir a realização da operação censitária com qualidade e protegendo a saúde de toda a população, incluindo dos recenseadores e dos demais envolvidos nos Censos.
Nos Censos de 2021 haverá também um reforço dos mecanismos de controlo do trabalho de campo e de validação da informação recolhida num contexto de crise pandémica, nomeadamente através da integração de informação administrativa, garantindo a realização da operação censitária com toda a segurança.