Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-03-16 às 18h24

40 mil trabalhadores de creches vão ser testados

Testagem à Covid-19 em trabalhadores de creches e estabelecimentos pré-escolares, Azambuja, 16 março 2021 (foto: João Bica)
Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, acompanha testagem à Covid-19 em trabalhadores de creches e estabelecimentos pré-escolares, Azambuja, 16 março 2021 (foto: João Bica)
Cerca de 40 mil trabalhadores de 4000 creches e estabelecimentos de ensino pré-escolar de todo o País vão ser testados à Covid-19. O começo do processo de testagem foi assinalado no Centro Social Paroquial da Azambuja, pela Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

A Ministra afirmou que a testagem de educadores e funcionários de creches, creches familiares, estabelecimentos de ensino pré-escolar e amas visa, além da prevenção do contágio pelo novo coronavírus, «dar confiança e também tranquilidade» aos pais no reinício das atividades letivas após o período de confinamento.

Ana Mendes Godinho referiu a satisfação das crianças, das educadoras e das auxiliares neste regresso, afirmando ser preciso agradecer e valorizar «todas as pessoas que não têm parado de trabalhar ao serviço dos outros», bem como a capacidade do setor social e dos seus funcionários, que «têm estado sempre no terreno, na primeira linha, a trabalhar ao serviço das crianças e dos mais idosos».

A testagem nas creches soma-se ao programa integrado de acompanhamento e de prevenção nos lares, num esforço para prevenir o contágio nas várias respostas sociais, disse, referindo também que já foram administradas as vacinas em todos os lares, exceto àqueles onde existiam surtos de Covid-19.

Não baixar a guarda

O nível de proteção adicional dado pela vacina «não implica que baixemos a guarda, antes pelo contrário», disse, acrescentando que vai prosseguir o programa de testagem regular dos trabalhadores dos lares até ao final de junho, por amostragens que abrangem, todas as semanas, um quarto dos trabalhadores, permitindo identificar situações de risco.

A Ministra afirmou que esse sistema de testagem «terá permitido evitar cerca de 840 surtos através da identificação precoce» de situações de contágio sem sintomas.

Ana Mendes Godinho disse ainda que, no âmbito das medidas de prevenção, o programa Adaptar + Social, que apoia as instituições na aquisição de equipamentos de proteção individual, vai ser reforçado.