Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-08-11 às 12h35

Disponíveis mais serviços públicos digitais com apoio por videochamada

Disponíveis mais serviços públicos digitais com apoio por videochamada
No âmbito da medida «ePortugal mais acessível», inscrita no programa Simplex20-21, o apoio remoto por videochamada com marcação foi alargado aos seguintes serviços: 
  • Revalidar a carta de condução
  • Confirmar a alteração de morada do Cartão de Cidadão
  • Pedir o certificado de registo criminal de pessoas singulares
  • Associar atributos empresariais com o Sistema de Certificação de Atributos Profissionais (SCAP)
  • Marcar uma consulta no centro de saúde
  • Alterar os dados associados à Chave Móvel Digital.
Estes serviços somam-se ao pedido da Chave Móvel Digital, Alteração de Morada no Cartão de Cidadão e Renovação de Cartão de Cidadão para maiores de 25 anos, que já estavam disponíveis nesta modalidade desde junho, através do portal ePortugal.gov.pt. 

Para recorrer à ajuda de um operador, basta aceder ao serviço pretendido em ePortugal.gov.pt, selecionar a opção suporte que se encontra na barra lateral do site, e escolher «agendar videochamada». Após o preenchimento dos dados solicitados e a escolha do dia e hora, o cidadão irá receber, em 15 minutos, um e-mail de confirmação.

Na data agendada, será realizada a videochamada que permite aos cidadãos efetuar o serviço online com o auxílio do operador. Trata-se de um modelo de digital assistido que garante o apoio na utilização dos meios digitais a todos aqueles que dele necessitam.

No atendimento telefónico passou também a estar disponível o encaminhamento para atendimento direto em assuntos relacionados com a Autoridade Tributária, Instituto dos Registos e Notariado, Instituto da Segurança Social e Serviços de Estrangeiros e Fronteiras, através do Centro de Contacto Cidadão (300 003 990). 

Já o Centro de Contacto Empresa (300 003 980) permite a entrada direta para obtenção de esclarecimentos sobre vários serviços dedicados à atividade económica e o atendimento (em fase de projeto-piloto) para os seguintes serviços: Alojamento Local, Saldos e liquidações e Feirante ou vendedor ambulante.

Todos os operadores tiveram formação na área do serviço de atendimento público por videochamada, preparado pela Academia AMA (Agência para a Modernização Administrativa) focado no suporte aos serviços agora disponibilizados.