Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-10-01 às 11h43

Execução do Portugal 2020 acelera na reta final para 2023

Secretário de Estado do Planeamento, Ricardo Pinheiro
A execução dos fundos do Portugal 2020 irá atingir os 70% até final do ano, tal como calculado no início de 2021 e em linha com as metas estabelecidas, anunciou o Secretário de Estado do Planeamento, Ricardo Pinheiro, em nota.

 O Secretário de Estado afirmou que «o aumento verificado na execução dos fundos comunitários em 2021, no âmbito do Portugal 2020, assenta num exercício de rigor, de proximidade e de simplificação, que constitui um contributo fundamental para o desenvolvimento económico e social do País».

Neste verão já tinham sido executados cerca de 66% dos fundos previstos pelo Portugal 2020, o que significa que, nos primeiros oito meses de 2021, a execução deste programa teve um aumento de 34% em relação ao ano anterior.

As medidas de aceleração da economia e de resposta à pandemia de Covid-19 implementadas pelo Governo durante este período foram responsáveis por um aumento de 627 milhões de euros nos investimentos, em relação a 2020. Também, os pagamentos para os beneficiários do programa aceleraram fortemente em 2021, tendo superado os 412 milhões de euros por mês.

A nível europeu, e entre países com apoios financeiros comparáveis, Portugal é um dos Estados membros com melhor execução dos programas de apoios comunitários e, segundo os dados da Comissão Europeia, foi o segundo país que mais despesa viu reembolsada (65,7%).

Os resultados obtidos reforçam a convicção do Governo no sucesso da execução do programa Portugal 2020 e que o seu impacto será positivo para a coesão territorial e o desenvolvimento económico e social de Portugal.

Áreas:
Planeamento