Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-11-08 às 15h24

Fraude na área da segurança alimentar deve ser combatida através da cooperação internacional

Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, no balanço dos resultados da X.ª Operação OPSON e de lançamento da XI.ª Operação OPSON, Lisboa, 8 novembro 2021 (Foto: João Bica)
O Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, destacou a importância da cooperação internacional no combate à fraude na área da segurança alimentar. Pedro Siza Vieira disse também que este «é um problema que transcende fronteiras» e que «só através da cooperação internacional de pode combater».

O Ministro falava no evento que junta a ASAE, a Europol e a Interpol, em Lisboa, para balanço dos resultados da X Operação OPSON e de lançamento da XI Operação OPSON. Esta é uma iniciativa conjunta de combate à fraude alimentar direcionada à contrafação e falsificação de géneros alimentícios e no âmbito da qual foram apreendidas 15 mil toneladas de alimentos e bebidas, no valor estimado de 53,8 milhões de euros. 

Para Pedro Siza Vieira, este «é um crime sério, com uma dimensão muito significativa e que coloca e causa aquilo que é a proteção dos direitos de produtores e de regiões demarcadas e controladas e que redes internacionais acabam por pôr em causa».

Segundo o Ministro, a pandemia «fez com que toda a opinião pública percebesse a importância destas cadeias de valor», destacando o problema do comércio digital: «Mais e mais pessoas compraram ‘online’ e cada vez mais detetamos fraude alimentar e de outra natureza através do comércio online».

«É importante, não apenas a cooperação das entidades policiais nesta matéria, mas também que possamos rever, como estamos a fazer no quadro da União Europeia, o regime do comércio digital para proteger os consumidores para proteger os produtores, e que possamos também assegurar a responsabilização daqueles que operam estas plataformas de venda de produtos online», afirmou.

Pedro Siza Vieira destacou ainda o facto de, no passado, a ASAE ter conseguido atingir «o maior número de inspetores de sempre» e destacou a entrada para o quadro de alguns técnicos superiores da instituição e o investimento que está a ser feito no laboratório de segurança alimentar e em equipamento.