A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, afirmou que o objetivo do Governo para a reunião de concertação social na quarta-feira, 6 de novembro, é acertar o salário mínimo nacional de 2020.
«Queremos rapidamente fixar e encerrar o salário mínimo nacional para 2020 para trabalhar em todas as outras áreas, desde a questão da conciliação da vida familiar e profissional à questão da valorização da formação profissional e valorização dos jovens qualificados», disse a Ministra em Lisboa.
Num dia reservado para apresentar cumprimentos com as organizações sindicais e patronais com assento na Comissão Permanente de Concertação Social, Ana Mendes Godinho reiterou que o objetivo do Governo é de chegar aos 750 euros em 2023. «Até la faremos a discussão e o debate daquilo que é o salário mínimo a cada ano», acrescentou.
Para a Ministra, o acordo sobre o salário mínimo nacional será o «primeiro passo» de um acordo «mais global sobre política de rendimentos».
«Teremos espaço para encontrar medidas e soluções que respondam aos desafios do País quer em termos de demografia quer em termos de assimetrias e desigualdades», disse ainda Ana Mendes Godinho.