Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-03-10 às 13h24

Lisboa acolhe Conferência dos Oceanos da ONU entre 27 de junho e 1 de julho

Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, na sessão sobre Conferência dos Oceanos da ONU, 8 março 2022, Lisboa (Foto: João Bica)
«Temos de ser firmes no caminho da ação para a saúde e sustentabilidade do Oceano, que, como sabemos, é parte fulcral do sistema climático e fonte de recursos para a humanidade. O evento de hoje serve para chamar a atenção de que Lisboa, em junho, é mar», disse o Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, na sessão de apresentação do vídeo promocional e debate sobre a Conferência dos Oceanos da ONU, que decorrerá em Lisboa, de 27 de junho a 1 de julho, coorganizada por Portugal e Quénia.

«Não quero deixar também de passar esta data – Dia Internacional da Mulher – sem uma palavra para a enorme importância da igualdade no setor do mar. O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 (ODS 14)– Proteger a Vida Marinha - não existe sozinho. Todos os objetivos estão interligados num intuito comum: uma proposta de ação para a paz e prosperidade do planeta e das sociedades, no presente e no futuro», acrescentou Ricardo Serrão Santos sobre a implementação do ODS 14 da Agenda 2030 da ONU, em foco na conferência.

Durante a sessão, realizada no Instituto Português do Mar e da Atmosfera, em Algés, e coorganizada pelo Ministério do Mar e pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, foi apresentado o vídeo promocional que visa despertar o interesse da sociedade civil para a conferência e para o ODS 14: «Conservar e utilizar de forma sustentável os oceanos, os mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável». 

O programa da conferência e eventos paralelos foi apresentado por Alexandre Leitão, do Ministério dos Negócios Estrangeiros, em representação da Comissão Organizadora da conferência. A iniciativa contou ainda com as intervenções de oradores de vários quadrantes da sociedade: ciência, pesca, economia azul, sociedade civil, poder local e juventude.

«Cidadãos informados irão apoiar a implementação efetiva de decisões políticas relativas aos nossos mares, baseadas no melhor conhecimento disponível. Mobilizar a comunidade científica, instituições académicas, setor privado, organizações não governamentais, filantrópicas, cívicas, juventude, infância, toda a sociedade civil e parceiros sociais é fulcral para o sucesso da ação em prol do Oceano», reiterou o Ministro do Mar.

O evento contou com as mensagens do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, do Comissário Europeu do Ambiente, Oceanos e Pescas, Virginijus Sinkevicius e do Enviado Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para os Oceanos, Peter Thomson.

A sessão pode ser revista em https://www.youtube.com/watch