Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-10-06 às 15h46

Mercado Municipal de Alcanena inaugurado após obras de requalificação

Inauguração do mercado municipal de Alcanena com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e do Secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel, 6 outubro 2020
A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e o Secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel, inauguraram o mercado municipal de Alcanena após obras de requalificação. A obra teve um valor de total de 1,7 milhões de euros dos quais 845 milhões de euros foram oriundos de fundos europeus.

Ana Abrunhosa afirmou que «este mercado municipal, agora requalificado, representa uma nova centralidade para o município de Alcanena», relembrando
a «importância dos fundos europeus que, nos últimos anos, operaram profundas transformações nas nossas cidades médias».

«É uma questão de coesão territorial manter esta visão estratégica: trabalhar a política de cidades em rede, nas áreas da educação, gestão de transportes, da água e dos resíduos», disse ainda, acrescentando que «os nossos autarcas estão hoje preparadíssimos para estarem na linha da frente destes desafios».

A presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira, por sua vez disse à Lusa que a abertura do espaço ao público, completamente reabilitado - a ponto de parecer uma obra nova - vai acontecer na quarta-feira, um dos dias fortes do mercado municipal, assim como sábado.

Nas últimas semanas foram concluídos os arranjos exteriores e realizadas as vistorias que permitem a reabertura do espaço.

O edifício conta agora com 19 lojas e cerca de 80 bancas, havendo separação da área alimentar e possibilidade de existência de uma esplanada no interior. Todos os anteriores lojistas e vendedores escolheram os seus espaços de venda, sendo os restantes ser colocados em hasta pública.

A requalificação do mercado municipal era um dos projetos no âmbito do Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU) do concelho, juntamente com a reabilitação da Praça 25 de Abril, já concluída.

Na inauguração estiveram também presentes a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo e a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.