Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-01-10 às 13h40

Ministro da Educação destaca «vontade das comunidades educativas em voltarem às escolas»

Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, visita Escola Básica e Secundária de Idães, Felgueiras, 10 janeiro 2022
O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, destacou «a grande vontade das comunidades escolares voltarem fisicamente às escolas, após a interrupção letiva de Natal».
 
«O balanço é muito positivo, há uma enorme vontade das comunidades escolares voltarem fisicamente às escolas, depois desta interrupção letiva de Natal e com esta semana de contenção», afirmou, durante uma visita à Escola Básica e Secundária de Idães, em Felgueiras, para assinalar o recomeço do ano letivo.
 
Tiago Brandão Rodrigues disse  que foi muito significativa a sua visita àquele estabelecimento de ensino, por ter sido um dos primeiros a fechar mesmo antes do dia 12 de março, em que se decretou o fecho das escolas. Recordou ainda os primeiros dias da covid-19 em Portugal, referindo ser «muito importante ver o exemplo de Felgueiras, de Idães e de algumas escolas desta região do Sousa e Tâmega».
 
«É importante hoje estarmos aqui a representar as comunidades educativas de todo o País», disse, acrescentando que hoje regressaram à escola «mais de um milhão de alunos, desde o jardim-de-infância até ao 12.º ano, e também no ensino superior».
 
Já foram vacinados mais de 100 mil docentes e não docentes em quatro dias
 
O Ministro destacou ainda o facto de, últimos quatro dias, terem sido vacinados «mais de 100 mil docentes e não docentes», indicando que «a grande maioria» tem agora a dose de reforço:
 
«Nos últimos quatro dias, pudemos reforçar a vacinação de docentes e não docentes. Mais de 100 mil foram vacinados estes dias. Já havia um conjunto de cerca de 85 mil que estavam vacinados pela idade, anteriormente. Isso significa que a grande maioria dos docentes e não docentes do nosso país têm, neste momento, a dose de reforço», afirmou.
 
Ainda sobre a vacinação com a dose de reforço, Tiago Brandão Rodrigues recordou que «as autoridades de saúde disseram que os docentes e não docentes que não puderam ser vacinados com senha digital Casa Aberta durante estes quatro dias, o poderão fazer nos próximos dias, porque continuarão a ser grupo prioritário».
 
Em relação aos alunos, Tiago Brandão Rodrigues recordou que já havia «um grupo muito significativo de jovens vacinados, entre os 12 e os 17 anos», acrescentando haver «agora, também, cerca de 300 mil crianças, entre os cinco e os 11 anos». Este número significa que «cerca de 50 por cento», das crianças dos cinco aos 11 anos, já estão vacinados.
 
Testagem nas escolas
 
O Ministro disse ainda que a testagem nas escolas vai decorrer esta semana em todo o território nacional:

«São cerca de 220 mil docentes, professores, educadores, pessoal não docente, a ser testado por todo o País», ?disse, acrescentando que vai haver «municípios a fazer testagem em articulação com as farmácias locais».

«Nunca nos podemos esquecer que temos quatro testes gratuitos nas farmácias locais, um pouco por todo o País. E dessa articulação podem também os pais, as escolas e as autarquias fazerem parcerias com as farmácias, para aumentarem a testagem», frisou.