Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-09-30 às 19h49

Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros refere «momento excecional» nas relações Portugal-Angola

Ministros dos Negócios Estrangeiros de Portugal e de Angola na conferência de imprensa após segunda sessão da Comissão Mista Intergovernamental Portugal-Angola, Lisboa, 30 setembro 2021 (Foto: Manuel de Almeida/Lusa)
O Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmou que Portugal e Angola atravessam um momento «absolutamente excecional» do seu relacionamento bilateral, destacando a cooperação na área da saúde e no combate à pandemia.

Augusto Santos Silva falava numa conferência de imprensa conjunta, em Lisboa, com o seu homólogo angolano, Téte António, após uma reunião da Comissão Mista Intergovernamental (CMI) Portugal-Angola.

Segundo o Ministro, «entre 2018 e a atualidade são já 50 os instrumentos de cooperação que foram assinados entre os dois países», dos quais se destaca a convenção para evitar a dupla tributação e o acordo para facilitação de vistos.

Também na área da saúde, Augusto Santos Silva destacou a cooperação no apoio à vacinação, tendo Portugal doado até à data mais de 700 mil vacinas a Angola.

Na sua intervenção, o Ministro agradeceu ainda às autoridades angolanas o apoio que foi dado para as operações de repatriamento de cidadãos dos dois países, quando as ligações áreas foram interrompidas, durante a primeira vaga da pandemia.

O ministro angolano, por sua vez, agradeceu o apoio que Portugal tem dado para a campanha de vacinação em Angola.

A CMI Portugal-Angola é um instrumento que tem como objetivos principais promover o desenvolvimento da relação bilateral, fazer o seguimento dos instrumentos bilaterais assinados e em negociação e permitir consultas sobre temas de interesse comum também no plano internacional.

A próxima reunião terá lugar em Angola, no primeiro semestre de 2022.