«A visão da Estratégia Nacional para Mar 2021-2030 de Portugal baseia-se na promoção de um oceano saudável para melhorar o desenvolvimento azul sustentável, o bem-estar dos portugueses e afirmar Portugal como líder na governação dos oceanos», disse o Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, na sua palestra no New Bedford Whaling Museum, em Massachusetts, um dos pontos altos de uma visita de três dias a este Estado dos EUA. O Ministro liderou uma comitiva política e técnica de que fez parte a Diretora-Geral de Política do Mar, Helena Vieira.
«A investigação científica, educação e formação, cultura, alfabetização, conservação da natureza, segurança e vigilância marítima estão na base de qualquer comunidade, país e região próspera», destacou o Ministro Ricardo Serrão Santos na sua comunicação, realçando que a Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030 visa contribuir para a concretização dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da Agenda das Nações Unidas para 2030, em particular o número 14, dedicado aos oceanos saudáveis. O Ministro do Mar foi convidado para proferir esta palestra em 2020, que teve de ser adiada sucessivamente devido à pandemia de Covid-19.
Nesta deslocação foi também assinado um Memorando de Entendimento entre o Ministério do Mar (Diretora-Geral de Política do Mar) e a Universidade de Massachusetts (Faculdade de Ciência e Tecnologia Marinha) que promoverá laços na economia azul nos dois lados do Atlântico.
Nesta deslocação, o Ministro levou a cabo um conjunto de atividades nos domínios da ciência, tecnologia, política internacional e economia azul, nomeadamente as visitas à SeaAhead (incubadora de start-ups ligadas ao oceano) do Cambridge Innovation Center de Boston, ao porto de New Bedford, ao Ocean Cluster de New Bedford e ao Center for Portuguese Studies and Culture/Tagus Press.