Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-10-01 às 18h40

«Onde viver um português tem de haver serviços públicos de qualidade»

Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, na apresentação do projeto de transporte flexível da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, Tondela, 1 outubro 2021
A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, participou na apresentação do «Ir e Vir», o projeto de transporte flexível a pedido da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, que decorreu em Tondela.
 
Este projeto-piloto segue o exemplo de iniciativas de outros territórios que asseguram oferta de transporte público de passageiros à medida das necessidades das populações que vivem em zonas de menor densidade geográfica desta sub-região.
 
O projeto vai contar, para já, com 20 circuitos com horários e paragens pré-definidas e com uma linha de atendimento única para os concelhos de Aguiar da Beira, Nelas, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Tondela e Vouzela. 

Os utilizadores devem marcar a sua viagem com 24 horas de antecedência e pagar um valor simbólico pela mesma. Consoante o número de utilizadores em cada viagem, a Comunidade Intermunicipal disponibiliza um veículo adequado para o percurso.
 
«Nos dias de hoje, é fundamental assegurar transportes que cheguem à vila, aldeia ou ao lugar mais remoto do país. Porque onde viver um português tem de haver serviços públicos de qualidade aos quais é fácil aceder», disse Ana Abrunhosa no encerramento da cerimónia.
 
«Este é um serviço de transporte público personalizado, eficiente e flexível» que assegura ainda que os cidadãos em territórios mais remotos acedem mais facilmente a outros serviços na área da saúde ou da administração pública. «É uma garantia de melhor qualidade de vida e um serviço à coesão territorial», continuou.
 
Municípios unidos por melhores serviços no Interior
 
«O futuro é isto: serviços mais próximos, adaptados às necessidades de cada território e das suas pessoas», reforçou a Ministra. Esse tem sido um objetivo do Governo com a implementação de projetos de Balcões Móveis, pontos de atendimento itinerantes onde se pode alterar a morada do Cartão de Cidadão ou revalidar a Carta de Condução, ou com Unidades Móveis de Saúde, que vão ao encontro da população com cuidados de vigilância, acompanhamento e prevenção da doença.
 
Projetos que têm sido apoiados pelos Programas Operacionais Regionais do Portugal 2020 e que «vão continuar a sê-lo no próximo quadro, o Portugal 2030». Nestes projetos, diz Ana Abrunhosa, o trabalho conjunto entre autarquias é fundamental para «minimizar custos, maximizar eficiência e garantir rapidamente um ampla cobertura do território». «Queremos que em cada CIM do Interior haja um projeto destes», terminou a Ministra, esperando que o exemplo de Viseu Dão Lafões «inspire» outros territórios.