O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, afirmou que o aumento da utilização de transportes públicos é um dos objetivos do Governo que resulta do relatório do Estado do Ambiente referente a 2020.
Em Lisboa, na conferência de imprensa de apresentação do relatório, o Ministro realçou que em 2020, resultante também da pandemia de Covid-19, houve uma «enorme redução» de passageiros nos transportes coletivos, superior a 40%.
Matos Fernandes acrescentou que está a haver uma recuperação em 2021 mas o País ainda não conseguiu «ter uma frequência dos transportes coletivos que ultrapasse os 70% de 2019».
Além dos transportes públicos, o Ministro salientou também os resultados no setor dos resíduos urbanos: «Se nos transportes estamos num patamar de crescimento, nos resíduos urbanos ainda não tínhamos atingido as nossas metas e 2020 deixa-nos ainda mais longe dessas metas».
Portugal está numa trajetória «extraordinariamente positiva» de redução de emissões de gases com efeito de estufa, pelo que a meta de reduzir 85% até 2050 deverá antecipar-se. O Ministro destacou que a redução de emissões está sobretudo relacionada com o facto de Portugal ter atingido os 60% de eletricidade produzida a partir de fontes renováveis.
Matos Fernandes disse também que o objetivo de Portugal é ter 80% da eletricidade a partir de fontes renováveis em 2030, mas com os projetos que existem no setor, esta data também vai ser antecipada e pode haver 80% da eletricidade produzida a partir de fonte renováveis já em 2025 ou 2026.