O Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, afirmou que o Governo vai reforçar a vacinação nos concelhos com mais casos, sobretudo nos que tiveram de recuar à primeira fase de desconfinamento, «para que a pandemia seja controlada mais rapidamente».
Na inauguração do centro de vacinação de Portimão, um dos quatro concelhos com a maior taxa de incidência de Covid-19 por 100 mil habitantes aquando do início da terceira fase de desconfinamento, o Secretário de Estado referiu que «uma das coisas que foi feita é que os concelhos que tiveram de recuar na fase de desconfinamento sejam privilegiados em termos de vacinação e possam ter uma percentagem maior de vacinas alocadas».
«Haverá uma lógica, não só de escalões etários, mas também onde há mais casos, e Portimão é um desses casos», acrescentou. «Era necessário realizar um maior número de vacinação por dia do que estava a ser feito, e o centro abriu agora com todas as condições» e com capacidade para vacinar 100 pessoas por hora, disse.
O Secretário de Estado frisou também que Portimão «está a fazer um esforço para que possa ter um melhor comportamento possível em termos do número de casos de infeção».
Diogo Serras Lopes sublinhou ainda que «se as previsões [de chegadas de vacinas] se confirmarem, Portugal chegará aos 70% da população adulta vacinada mais para o início do que para o final do verão»..