A Presidente do Kosovo, Vjosa Osmani, foi recebida esta sexta-feira, pelo Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, no Forte de S. Julião da Barra, em Oeiras, onde condecorou as Forças Armadas Portuguesas em reconhecimento pela prestação dos militares portugueses, no seu país, ao longo de duas décadas (1999-2019).
Os militares portugueses integraram, logo desde o início, em 1999, a operação de apoio à paz lançada pela NATO no território e que ficou conhecida como KFOR (Kosovo Force). À época, o mandato da KFOR visava suspender as hostilidades, estabelecer um ambiente seguro, garantir a ordem pública e coordenar e apoiar a presença civil internacional no país.
Durante 20 anos, Portugal empenhou 6873 militares nesta força multinacional.
Na cerimónia de condecoração desta sexta-feira estiveram presentes militares que serviram neste teatro de operações, em representação dos três ramos das Forças Armadas.
Participaram também na cerimónia, o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante Silva Ribeiro, o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Mendes Calado, o Chefe do Estado-Maior do Exército, General Nunes da Fonseca e o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Joaquim Borrego.