Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-01-25 às 20h02

Primeiro-Ministro inaugurou mostra Design em São Bento – Traços da Cultura Portuguesa

Primeiro-Ministro António Costa na inauguração da mostra Design em São Bento, Lisboa, 25 janeiro 2020 (Foto: Paulo Vaz Henriques)
O Primeiro-Ministro António Costa presidiu à inauguração da mostra Design em São Bento – Traços da Cultura Portuguesa, na residência oficial do chefe do Governo, em Lisboa. 

O Primeiro-Ministro disse que a mostra «não é um museu, nem uma galeria», mas transforma a residência oficial num «espaço de vida» para ser utilizado, servindo também para homenagear os designers e industriais portugueses.

Destacando que «o crescimento da economia portuguesa tem de assentar na inovação e nos fatores que a diferenciam», acrescentou que «esse fator de diferenciação é precisamente o que o designer incorpora de valor nos objetos e produtos» que são fabricados.

António Costa disse ainda que Design em São Bento – Traços da Cultura Portuguesa é um exemplo que pode e deve ser replicado em outros edifícios de representação política.

Arte em São Bento

O Primeiro-Ministro anunciou que a próxima edição da Arte em São Bento, iniciativa que tem tornado a residência oficial num espaço de representação da arte portuguesa, vai mostrar a coleção Figueiredo Ribeiro, sediada em Abrantes.

«No próximo dia 5 de outubro, a coleção Norlinda e José Lima dará lugar a uma nova coleção, desta vez sediada em Abrantes, que é a coleção Figueiredo Ribeiro», disse. A coleção Figueiredo Ribeiro vai ser a quarta edição da Arte em São Bento, mostra que se iniciou em 2017, e terá como curadores Ana Anacleto e João Silvestre.

A coleção Figueiredo Ribeiro tem mais de 300 artistas e mais de 2 000 obras, representando a arte contemporânea portuguesa a partir dos anos de 1970, disse o proprietário da coleção.

85 peças de design

A mostra apresenta 85 peças de diferentes naturezas – mobiliário, luminária, objetos decorativos, alfaias agrícolas, tapeçarias, peças científicas –, do século XII ao XXI.

Com peças de mais de 80 autores e mais de 30 marcas portuguesas representadas, a mostra contou com a colaboração de municípios, museus, empresas, designers e coleções privadas.

Design em São Bento – Traços da Cultura Portuguesa vai estar patente durante 18 meses, com visitas guiadas todos os primeiros domingos de cada mês. Tem curadoria da diretora do Museu do Design e da Moda (Mude), Bárbara Coutinho. 

A inauguração contou com a presença dos Ministros de Estado, da Economia e da Transição Digital, Siza Vieira, da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, da Cultura, Graça Fonseca, do Ambiente e da Ação Climática, Matos Fernandes, e da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque.

Tags: design, arte