O Primeiro-Ministro, António Costa, saudou a eleição da nova Comissão Europeia, presidida por Ursula Von der Leyen, que iniciará funções no dia 1 de dezembro.
Na sua
conta oficial da rede social Twitter, momentos depois de o Parlamento Europeu ter aprovado o colégio de comissários, António Costa escreveu que aguarda «com expetativa o trabalho a desenvolver em estreita coordenação» com a Comissão «e com o Parlamento Europeu para a implementação de uma agenda progressista para a União Europeia».
O Primeiro-Ministro deixou também «um sentido agradecimento» ao presidente da Comissão cessante, Jean-Claude Juncker, pelo trabalho que «desenvolvemos em conjunto em prol de uma União Europeia unida, solidária e determinada na resposta às expectativas dos nossos cidadãos».
Ao comissário português cessante, Carlos Moedas, António Costa exprimiu «reconhecimento e gratidão pelo trabalho desenvolvido em prol da afirmação de Portugal e da União Europeia na sociedade do conhecimento» O Primeiro-Ministro desejou ainda a ambos «felicidades para os desafios futuros».
A nova Comissão Europeia, na qual a comissária designada por Portugal, Elisa Ferreira, será responsável pela pasta da Coesão e Reformas, foi aprovado pelos eurodeputados com 461 votos a favor, 157 contra e 89 abstenções, num total de 707 votos expressos.