O Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, informou que o plano de desconfinamento será decidido na quinta-feira, dia 11 de março, numa declaração à imprensa no final da reunião da Comissão Permanente de Concertação Social, que decorreu por videoconferência.
O Governo vai ter em conta, na elaboração do plano de desconfinamento, as recomendações epidemiológicas, económicas e sociais que tem recebido nas auscultações que fez aos especialistas, aos partidos políticos e aos parceiros sociais, acrescentou.
«Os especialistas disseram que há condições para se fazer alguma coisa antes da Páscoa. O quê e a que ritmo, é uma decisão que ainda não foi tomada», disse Pedro Siza Vieira que estava acompanhado pelo Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, pelo Secretário de Estado do Tesouro, Miguel Cruz, e pelo Secretário de Estado da Agricultura, Rui Martinho.
«Estamos a ouvir o mais possível para recolher opiniões, para tomar uma decisão, que, em última análise, será política», «um exercício difícil» no qual «a grande dificuldade tem a ver com o facto de que não há regras nem certezas absolutas para agir», disse.
Com a presença da Ministra da Saúde, Marta Temido, por videoconferência, a reunião da Comissão Permanente de Concertação Social teve como objetivo ouvir a posição dos parceiros sobre o processo de desconfinamento.
Na reunião foram ainda discutidas medidas de apoio à economia, tendo Siza Vieira afirmando que o Governo vai reforçar e alargar os apoios a trabalhadores e as empresas.