Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-02-08 às 13h32

Secretária de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa participa no evento «EU Open Source Policy Summit 2021»

Secretária de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa, Maria de Fátima Fonseca
«O contexto que atravessamos veio reforçar, para todos os países, a importância de usar o potencial da transformação digital para fornecer melhores serviços aos cidadãos e empresas e criar valor através de políticas públicas mais integradas».

Foi a partir desta mensagem inicial, que traduz um dos pilares da estratégia em curso para promover a transformação da Administração Pública, que a Secretária de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa, Maria de Fátima Fonseca, desenvolveu a sua intervenção no EU Open Source Policy Summit 2021, um evento promovido pelo OpenForum Europe, com o objetivo de estimular o diálogo abrangente e informado sobre este tema e sobre as suas diversas dimensões nos espaços nacionais e europeu.

Convidada a participar no painel European Public Sector Innovation and Open Source, onde foi debatido o contributo que o código aberto pode representar na resolução dos desafios atuais de uma UE a caminho da Década Digital, a Secretária de Estado enfatizou a colaboração com os cidadãos e a colaboração entre organizações e países, enquanto motor essencial à inovação.

«Falar de open source é falar de colaboração em todas estas dimensões e das escolhas que fomentam a colaboração», sublinhou Maria de Fátima Fonseca. 

«O papel da política pública é o de definir o cenário em que são feitas as escolhas coletivas, organizar o debate, clarificar os valores que acompanham essas escolhas e tomar medidas, alinhando todos os parceiros necessários». Reforçou, ainda, que aprofundar o consenso em torno dos princípios e valores éticos que guiam a sociedade digital e a transformação da Administração Pública, fomentando a segurança, a transparência e a confiança, é uma prioridade vertida, por exemplo, na discussão da identidade digital, que conjuga tecnologia e opções sociais.

A Secretária de Estado terminou a sua intervenção, realçando a ideia de uma transformação digital do setor público centrada nas pessoas e impulsionada pelas suas escolhas, através de processos e instituições colaborativas, com uma utilização ética e responsável da tecnologia.