Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-09-16 às 16h16

Vacinação teve impacto importante nos surtos de Covid-19 em Lares

Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, na apresentação de um estudo sobre imunidade em lares, Viseu, 16 setembro 2021
A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, afirmou que a vacinação teve impacto muito positivo nas consequências dos surtos de Covid-19 registados nos lares de idosos.

«Neste momento temos cerca de 45 surtos em lares em todo o País e os efeitos do próprio surto e da doença nas pessoas são menores», disse, numa declaração no final da apresentação de um estudo sobre imunidade em lares, realizado em agosto, nas regiões do Alentejo e Algarve a um universo de 5 174 pessoas: 2 303 funcionários e 2 871 residentes. 

A Ministra disse que a evolução da pandemia nos lares, após a vacinação, «tem sido muitíssimo positiva do ponto de vista do impacto», comparando com janeiro, quando se «registaram números muito grandes de surtos» nos lares.

Ana Mendes Godinho referiu que a vacinação nos lares de idosos foi uma prioridade desde o início, tendo tido «efeitos muitíssimo positivos no impacto dos surtos nos lares».

Atualmente, as instituições têm «uma capacidade de gestão destas situações completamente diferente, até porque os funcionários também estão vacinados» e «há uma capacidade de gestão dos recursos humanos de uma forma muito mais eficaz e controlada», acrescentou.

O estudo «Protetor Covid-19» aponta para uma diminuição abrupta dos anticorpos em pessoas com mais de 70 anos que tenham tido duas doses de vacina e quatro meses após a vacinação completa. Contrariamente, as pessoas que tiveram Covid-19 e que receberam uma dose de vacina mantêm níveis altos de anticorpos ao longo de todo o tempo».

O estudo foi realizado pelo Centro Biomédico da Universidade do Algarve (Algarve Biomedical Center), e pela Fundação Champalimaud, a pedido do Ministério do Trabalho, Solidariedade e da Segurança Social.