Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros salienta sintonia das relações com Espanha

Cimeira Portugal-Espanha realizar-se-á na Guarda, no verão, e terá como tema o desenvolvimento das regiões da fronteira

Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e Ministra dos Assuntos Externos, União Europeia e Cooperação de Espanha, Arancha González Laya, Madrid, 9 março 2020 (Foto: Governo de Espanha)

Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e Ministra dos Assuntos Externos, União Europeia e Cooperação de Espanha, Arancha González Laya, Madrid, 9 março 2020 (Foto: Governo de Espanha)

O Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, salientou a boa sintonia das relações com Espanha desde a transição democrática dos dois países nos anos 70, em Madrid, num jantar organizado pela Câmara do Comércio Hispano-portuguesa, com a presença da Ministra dos Assuntos Externos, União Europeia e Cooperação espanhola, Arancha González Laya.

«Durante a ditadura havia o princípio básico de estar de costas voltadas, mas isso mudou» desde a «transição democrática dos dois países nos anos 70», lembrou Santos Silva.

O Ministro sublinhou o «processo paralelo» dos dois países peninsulares desde o fim das respetivas ditaduras, que incluiu não só a transição democrática como também o processo de integração na Comunidade Económica Europeia, com a adesão feita no mesmo dia, 1 de janeiro de 1986.

Santos Silva referiu a importância da «cooperação bilateral» - «agora estamos a investir onde a Espanha investe e, em muitos casos, fazemo-lo em conjunto» -, apontando também «uma convergência de interesses», que é muito importante para os dois países, mas também para a Europa.

«Portugal e Espanha, sendo países europeus, não são apenas europeus. São países europeus abertos ao mundo», disse, referindo a importância das relações de Portugal com África e América Latina e de Espanha com a América Latina.

A Ministra Arancha González Laya, destacou os problemas que se colocam às sociedades portuguesa e espanhola com o aparecimento da epidemia do novo coronavírus, pedindo a resiliência de todos para enfrentar o problema.

«A resiliência não é construída apenas pelos governos, mas também pelas empresas» e outras entidades, disse.

Reuniões de trabalho

Durante o dia, o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros teve reuniões de trabalho com a Vice-Presidente do Governo espanhol, Carmen Calvo, bem como com a sua homóloga.

Os dois Ministros anunciaram que a cimeira anual entre Portugal e Espanha se realizará na Guarda, no verão, e tomará decisões sobre a estratégia de desenvolvimento das regiões da fronteira comum.

Na reunião foram ainda discutidas as negociações sobre o orçamento plurianual da União Europeia, a futura relação com o Reino Unido, o problema migratório, e a transformação digital.

Santos Silva e Arancha González Laya discutiram ainda a colaboração cultural nas comemorações dos 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães e Sebastião Elcano, nos quais dos dois países colaboram em dezenas de projetos.