Histórico XXII Governo ConstitucionalVoltar para Governo em funções

2021-09-27 2125

Segurança Social regista excedente de 49,5 milhões de euros em agosto

O saldo global do subsetor da Segurança Social atingiu em agosto um saldo de 49,5 milhões de euros, o que representa uma variação positiva de 135,4 milhões de euros face ao período homólogo.
 
Para este resultado contribuiu um aumento da receita efetiva de 1.396,7 milhões de euros, e um aumento da despesa efetiva no montante de 1.261,2 milhões de euros, que se deve em grande parte às medidas extraordinárias adotadas para fazer face aos efeitos socioeconómicos da pandemia por Covid-19.
 
A receita efetiva cifrou-se em 20.830,3 milhões de euros, o que representa um aumento de 7,2% face ao mesmo mês de 2020.
 
Este aumento deve-se essencialmente ao aumento de 1.077,5 milhões de euros em contribuições e quotizações (o que representa um aumento de 9,2%), e ao acréscimo de 109,2 milhões de euros em financiamento do Orçamento do Estado.
 
A despesa efetiva atingiu 20.780,7 milhões de euros, o que representa um aumento de 6,5% face ao período homólogo. Este aumento foi gerado, essencialmente, pelas medidas extraordinárias adotadas no âmbito da situação de pandemia por Covid-19, que representam um acréscimo de despesa de 1.660,1 milhões de euros.
 
Para além das despesas relacionadas com a Covid-19, o aumento da despesa deve-se ainda:
- Ao aumento da despesa com prestações de desemprego no montante de 170 milhões de euros, mais 17,6% do que no período homólogo;
- Ao aumento da despesa com pensões e complementos em 318,2 milhões de euros (+2,8% do que em agosto de 2020);
- Ao aumento de 167,3 milhões de euros da despesa com subsídios e transferências correntes relativos à vertente de formação profissional e de ação social, +22,8%;
- Ao aumento da despesa com programas e prestações de ação social em 8,9%, ou mais 112,1 milhões de euros do que em agosto de 2020.
 
Verificou-se ainda uma diminuição de despesa com as prestações de parentalidade.