Jorge Moreno Delgado, nasceu em 1967, em Viana do Castelo.
Licenciado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em 1990. Concluiu também aí o Mestrado em estruturas de Engenharia Civil, em 1993, e o Doutoramento em Engenharia Civil na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 2002, tendo apresentado a tese «Avaliação de segurança de estruturas reticuladas com comportamento não linear material e geométrico».
Entre 1990 e 1995, desempenhou funções de projetista sénior na área das Estruturas e Geotecnia da empresa: NEWTON - Consultores de Engenharia, Lda.
Em 1995, prestou provas públicas para aceder à categoria de professor adjunto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e integrou o quadro do pessoal docente desse Instituto, assumindo como Principais Áreas de Docência e Investigação a Análise Estrutural, a Engenharia Sísmica, as Estruturas de Betão Armado e as Estruturas Metálicas.
Desempenhou diversas funções no IPVC das quais se destacam ter sido Coordenador Curso e do Mestrado em Engenharia Civil e do Ambiente, Membro do Conselho Pedagógico, Presidente da Assembleia de Representantes e Membro do Conselho Científico.
Durante o biénio 2004/05, foi ainda Vice-presidente do Conselho Administrativo e Diretivo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC.
É autor e coautor de diversas publicações em revista e livros científicos e técnicos na área das estruturas de engenharia civil, com especial destaque para a área da segurança estrutural.
Entre 2008 e 2012, assumiu funções de vogal do Conselho de Administração da Metro do Porto SA, tendo como pelouro de responsabilidade os Projetos, as Infraestruturas e os Sistemas Técnicos.
Prestou consultadoria para o desenvolvimento de estudos e projetos na área da Mobilidade e dos Transportes, em especial na área dos metros ligeiros, entre 2012 e 2015.
Entre 2016 e 2017, assumiu funções de Presidente não executivo do Conselho de Administração da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, S.A..
Iniciou em 2016 funções como Presidente não executivo do TIP- Transportes Intermodais do Porto e como Presidente Executivo do Metro do Porto SA., funções que desempenhou até fevereiro de 2019.
Foi Secretário de Estado das Infraestruturas no XXI e XXII Governos Constitucionais.