Frederico Francisco nasceu em Cascais, em 1986.
É Mestre em Engenharia Aeroespacial (2009, Instituto Superior Técnico) e doutorado em Física (2014, Instituto Superior Técnico).
É professor auxiliar convidado no departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. É investigador do Centro de Física das Universidades do Minho e Porto, onde foi bolseiro de pós-doutoramento entre 2017 e 2019.
A sua tese de doutoramento com o título «Anomalias de Trajetória em Sondas Interplanetárias» recebeu o prémio Springer Theses da Springer-Verlag e foi publicada em livro pela mesma editora.
Foi-lhe atribuída a Medalha Zeldovich 2018 pela Academia Russa de Ciências e a COSPAR (Commission on Space Research).
Tem desenvolvido trabalho de investigação em transporte ferroviário, onde participou em projetos nacionais e europeus.
Tem também estado envolvido no desenvolvimento de modelos físicos para o Sistema Terrestre.
Tem mais de uma dezena artigos publicados em revistas internacionais com arbitragem científica, um livro técnico publicado por editora internacional e várias apresentações e publicações em atas de conferências internacionais.
Desde 2019 até 2023, exerceu funções como adjunto no Gabinete do Ministro das Infraestruturas e da Habitação no XXII e XXIII Governos Constitucionais, onde acompanhava as políticas para o transporte ferroviário, incluindo a coordenação da elaboração do Plano Ferroviário Nacional.