1. Estão alocados 3,3M€ à "Promoção Genérica" e 360 mil euros à "Informação e Educação".
2. Publicados avisos de abertura do prazo para candidaturas, as quais terminam a 12 de janeiro.
Até dia 12 de janeiro, decorrem as candidaturas no âmbito dos Apoio à promoção no mercado
interno do vinho e produtos vínicos nacionais e do Apoio à informação e educação sobre o
consumo de bebidas alcoólicas do setor vitivinícola. No total, o montante disponibilizado
ascende a um valor superior a 3,6M€.
Tendo em vista promover a informação sobre as características dos vinhos e dos produtos
vínicos de origem nacional e fomentar a sua promoção junto dos operadores económicos ou
consumidores, bem como garantir ações de sensibilização para o consumo moderado e
responsável de bebidas alcoólicas do setor vitivinícola, o Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) já
disponibilizou, no seu portal, toda a informação referente ao procedimento que deverá ser
seguido. Assim, para a área da promoção, estão alocados 3.300.000€ e, no que diz respeito à
Informação e Educação, 360.000€.
"Temos aqui espelhadas duas prioridades que, contrariamente ao que possamos pensar, são
complementares, compatíveis e que, no fim, contribuem, de forma decisiva, para o que é o nosso
grande objetivo: assegurar o desenvolvimento sustentável do setor. Por um lado, estamos a
apoiar a divulgação do que produzimos, convictos de que, cada vez mais, é essencial saber
comunicar os produtos de excelência que temos. Só assim conquistaremos novos públicos. Por
outro, temos de sensibilizar para um consumo responsável e sustentado em conhecimento
sobre os nossos vinhos, que os valorize. Prova do nosso empenho está neste apoio, mas também
em iniciativas como IVDP +Educa, a qual pretendemos replicar em mais regiões", afirmou a
Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes.