1. AIMA inicia funções com 34 balcões de atendimento em todo o país e abrirá pelo
menos 10 novos balcões no espaço de um ano
2. Agência herda cerca de 347 mil pendências e lança até ao final do ano portal digital
para pedidos online de concessão e de renovação de autorizações de residência
3. A Agência vai avançar com um forte investimento a nível de infraestruturas digitais e
ao nível dos recursos humanos, com contratação de mais 190 funcionários
A Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) inicia hoje funções. A criação da AIMA
responde à vontade do Governo em implementar um novo paradigma ao nível do acolhimento,
integração e asilo. A AIMA entra em funções com um orçamento global de 81 milhões de euros,
mais de 95% dos quais financiado por receitas próprias ou fundos europeus.
O lançamento da AIMA personifica a separação das funções policiais das administrativas. Será
agora possível encetar uma série de novas medidas, funcionalidades e políticas que irão ampliar
e melhorar a qualidade do acesso aos serviços, reforçando a segurança dos processos e
procedimentos e a confiança e a credibilidade dos utentes e da sociedade no sistema.
Pendências: 347 mil
A Agência para a Integração, Migrações e Asilo inicia funções com um total de 347 mil processos
pendentes, sendo esta uma das prioridades iniciais da Agência, em particular nos casos em que
estão em causa reagrupamentos familiares, e no primeiro trimestre do próximo ano será lançada
uma operação específica para lidar com as pendências.
O Presente e o Futuro: Mais recursos, mais digitalização, mais segurança
A Agência para a Integração Migrações e Asilo inicia funções com um quadro de pessoal pouco
acima dos 740 trabalhadores espalhados pelo país. Este quadro, porém, será reforçado com a
entrada de mais 190 trabalhadores, um reforço imprescindível para melhorar a qualidade e
celeridade dos serviços oferecidos.
Para dar prioridade aos processos pendentes, a AIMA estima montar uma megaoperação de
recuperação das pendências no primeiro trimestre do próximo ano, contando para isso com o
envolvimento das autarquias e da rede de Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes.
A melhoria dos serviços oferecidos pela AIMA, contudo, irá muito além das soluções imediatas
para resolver as pendências. A instalação de um Centro de Contacto AIMA, a instalação de lojas
específicas dentro de Lojas do Cidadão, a criação de lojas próprias, ou o alargamento da presença
física no território, por via de parcerias com municípios, universidades e outras entidades, estão
entre os passos já decididos e que, atempadamente, serão divulgados pela própria Agência.
Também o reforço da segurança associada à emissão de documentos será uma componente da
atuação da AIMA, com a criação de uma equipa de auditoria permanente aos procedimentos
internos e de combate e prevenção da fraude.
PRINCIPAIS MEDIDAS
ATÉ AO FINAL DO ANO DE 2023:
• Desenvolvimento e disponibilização do Portal AIMA
O Portal será lançado até ao final do ano para tratar de pedidos de reagrupamento
familiar de residentes mais antigos, dispensando o agendamento telefónico.
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2024:
• Mega operação de recuperação das 347 mil pendências
Operação com envolvimento das autarquias, ordens profissionais e colaboradores
dos Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes para recuperar pendências.
• Plano estratégico para a promoção da língua portuguesa junto dos migrantes.
Veja o comunicado na íntegra em anexo