A Docapesca chegou a acordo com os trabalhadores para o aumento de vencimentos, num processo negocial iniciado em dezembro com os sindicatos SIMAMEVIP (CGTP) e SINDEPESCAS (UGT).
A Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, congratula-se com acordo que «representa uma excelente notícia e assegura valorização salarial e paz social na empresa, e ainda a estabilidade necessária para garantir o abastecimento e a segurança alimentar, criando as condições para que 2023 seja mais um grande ano para o setor da pesca».
O acordo prevê um aumento do vencimento mínimo dos seus trabalhadores em 8,7% face a 2022, que passa para 800 euros brutos mensais com efeitos retroativos a 1 janeiro de 2023.
Esta atualização do vencimento mínimo na Docapesca, acima da inflação verificada em 2022, permite cumprir o compromisso assumido pelo Conselho de Administração com os trabalhadores da empresa, com vista a uma diferenciação face ao salário mínimo nacional.
As atualizações nos vencimentos para 2023 variaram assim entre 8,7% e cerca de 2%, para os salários mais elevados, traduzindo-se num aumento global da massa salarial de 5,1%, garantindo um equilíbrio entre a melhoria das condições de vida dos trabalhadores da Docapesca e a sustentabilidade económico-financeira da empresa.
O conselho de administração da Docapesca reconhece o sentido de responsabilidade e de compromisso demonstrado pelos sindicatos e agradece a todos os seus trabalhadores, o empenho e dedicação que demonstram diariamente ao serviço do setor da pesca em Portugal.