Avaliação da Literacia de Leitura – Portugal
O PIRLS constitui um exercício de avaliação da Literacia de Leitura realizado no final do 4º ano de escolaridade, sendo aplicado internacionalmente em dezenas de países, de 5 em 5 anos. Foi criado em 2001, tendo Portugal participado nas edições de 2011, 2016 e 2021.
Em 2021, este exercício transitou para o formato digital, mantendo, contudo, uma amostra em formato papel (bridge). Neste sentido, Portugal atinge uma pontuação de 531 nas provas em formato papel – ou seja mais 3 pontos que os registados em 2016 nesse formato (528). Nas provas em formato digital, realizadas pela primeira vez, Portugal obtém 520 pontos.
Assim, inverte-se em 2021 a quebra (menos 13 pontos) registada entre 2011 e 2016, nas provas em formato papel.
A diferença observada, em 2021, entre as provas em formato papel e as provas em formato digital (11 pontos), deve ser analisada no seu contexto. De facto, as provas digitais do PIRLS de 2021 correspondem mais propriamente à transposição de uma prova concebida em papel para o formato digital» do que a provas concebidas, de início, em formato digital» e para ambiente digital.
Estas diferenças relacionam-se, por exemplo, com o recurso a textos mais longos, visualizados em computador, face aos que se utilizam em provas concebidas em ambiente digital. Além de uma organização das questões que nem sempre permite visualizar em simultâneo os textos e as questões (obrigando, por exemplo, a voltar atrás).
Este formato difere das provas de aferição nacionais, que são concebidas de raiz para formato digital, possibilitando a consulta de textos enquanto são apresentadas as questões. São, pois, concebidas em formato digital e preparadas para funcionar em ambiente digital.
Todavia, a circunstância de se ter obtido, em 2021, um resultado mais baixo nas provas digitais que nas provas em papel não deixa de mostrar que há ainda caminho por fazer neste domínio, não devendo Portugal deixar de acompanhar a transição para o digital, que todos os países estão a fazer (e o próprio PIRLS também, à semelhança de outros estudos internacionais, como o PISA).
Em termos de Níveis de Desempenho, também se observam diferenças entre o formato digital e o formato papel. Quando se comparam as percentagens de alunos nos diferentes níveis em 2021 e em 2016, a tendência é de subida nos níveis Avançado e Elevado (mais 2 pontos percentuais), mantendo-se o valor do nível Intermédio (79%) e descendo a percentagem de alunos no nível básico (de 97% para 96%).
No formato digital, a tendência é de descida face aos valores de 2016 em formato papel. Contudo, sublinhe-se, a comparação mais rigorosa, através da comparação dos resultados nas provas em formato papel, evidencia uma melhoria de Portugal no exercício PIRLS entre 2016 e 2021 (com os valores a voltarem a aproximar-se dos registados em 2021, sobretudo nos níveis de desempenho Avançado e Elevado).
Deve assinalar-se, porém, que esta é a posição de Portugal no conjunto dos 43 países que realizaram as provas PIRLS no final do 4º ano de escolaridade (março a junho de 2021). Numa ordenação mais ampla, que inclui os 14 países que realizaram as provas entre agosto e dezembro de 2021 e entre março e julho de 2022 (3 países), Portugal posiciona-se em 29º lugar.
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