«1. Nos dias 14 e 15 de março de 2023 realizou-se em Lanzarote a XXXIV Cimeira Luso-Espanhola, presidida pelo Primeiro-Ministro da República Portuguesa, António Costa, e pelo Presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez. Mais uma vez, a Cimeira serviu para evidenciar o excelente momento das relações entre Portugal e Espanha, num contexto internacional complexo, marcado pela agressão da Rússia à Ucrânia, que continua a desafiar todo o continente europeu.
2. A poucos meses de Espanha assumir a Presidência do Conselho da União Europeia, Portugal e Espanha expressaram a harmonia das suas posições no seio da UE, em prol de uma Europa mais unida, coesa e solidária, mais autónoma e competitiva e mais capaz de enfrentar os desafios climáticos, energéticos, de segurança, digitais, de saúde e sociais dos nossos dias.
3. Ambos os Governos reafirmam o seu compromisso com a defesa de um multilateralismo efetivo, baseado no respeito do direito internacional, em particular a Carta das Nações Unidas, reiterando o seu total apoio à ONU na prossecução de seus objetivos de preservação da paz e segurança internacional, promoção e defesa dos direitos humanos, prevenir as alterações climáticas e mitigar as suas consequências, garantir a proteção do oceano e contribuir para o desenvolvimento sustentável, nomeadamente com vista à Conferência das Nações Unidas sobre a Água 2023 e no quadro da Nossa Agenda Comum.»
Leia a declaração conjunta na íntegra