Ao fim de três anos de comemorações nacionais daquela que é considerada a mais arrojada expedição náutica da história da Humanidade, a primeira viagem de circum-navegação liderada por Fernão de Magalhães e concluída por Sebastian Elcano, Portugal organiza a sessão de encerramento, em Lisboa, que inclui:
- a última reunião da Comissão Nacional criada pelo Governo para promover o envolvimento nacional nas comemorações;
- Uma sessão comemorativa com a participação de vários membros do Governo e diversas entidades envolvidas ao longos dos últimos três anos;
- uma receção aos Embaixadores em Portugal dos países tocados pela Rota da Circum-navegação.
O programa de ações foi executado, em grande medida, pela Estrutura de Missão criada para o efeito, por várias áreas governativas e múltiplas entidades e organizações da sociedade civil.
As celebrações nacionais traduziram-se em mais de 500 atividades no formato de conferências, simpósios e palestras, exposições, concertos, sessões de dança, teatro e cinema, produções editoriais, prémios ou concursos e conteúdos audiovisuais e multimédia, além de perto de uma centena de iniciativas na área da Educação, entre vários outros eventos.
Estas iniciativas decorreram um pouco por todo o mundo e também de norte a sul do País, Açores e Madeira, envolvendo públicos de todas as faixas etárias.
A Comissão Nacional das Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação junta 11 áreas governativas, reunindo-se pela última vez no dia 7 de dezembro, para fazer o balanço do trabalho desenvolvido ao longo destes três anos.
A reunião, que será presidida pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, antecede a sessão comemorativa no Pavilhão das Galeotas, do Museu da Marinha.