Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2023-07-04 às 16h48

Lançamento do Prémio Europa Global

O Governo e o think-tank Brussels Institute for Geopolitics (BIG) lançaram o Prémio Europa Global para o melhor ensaio sobre o futuro da União Europeia, com candidaturas abertas até 31 de julho.

O objetivo desta iniciativa, promovida pelo Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Tiago Antunes, é valorizar os melhores ensaios sobre o futuro estratégico da União Europeia e, simultaneamente, premiar o autor com uma bolsa de 15 mil euros para, durante 10 meses, participar numa parceria de investigação com o BIG, na sua sede em Bruxelas. A colaboração no BIG, a iniciar no último trimestre deste ano ou no primeiro trimestre de 2024, permitirá ao vencedor a imersão num ambiente de trabalho diverso, multinacional e multicultural, desenvolver uma maior e melhor compreensão dos desafios geopolíticos, bem como ajudar a adquirir as competências necessárias para preparar uma carreira na área dos assuntos europeus.

O ensaio deverá ser escrito em inglês, limitado a 2000 palavras, e versar sobre uma das seguintes questões:

1. Como é que a UE poderá melhorar o seu enquadramento institucional durante o ciclo 2024-2029 para reforçar a sua capacidade geopolítica estratégica?

2. Quais os parceiros do Global South (Sul Global) que são mais estratégicos para a União Europeia e porquê? Qual é a situação presente destas parcerias e como elas poderão ser melhoradas com vista ao reforço das relações da UE com os países de África, Ásia e América Latina?

Os candidatos deverão ser nacionais de um Estado-Membro da União Europeia e ter estado inscritos como candidatos a Doutoramento ou estudantes de Mestrado no ano académico 2022/2023. Os ensaios, bem como o curriculum vitae do autor e o comprovativo de matrícula, deverão ser enviados, até 31 de julho, para o endereço BIGeuropa@mne.pt


O Brussels Institute for Geopolitics (BIG) é um novo instituto europeu lançado em outubro de 2022, à margem da primeira reunião da Comunidade Política Europeia, ao qual Portugal se associou formalmente. Fundado por três cientistas políticos, o BIG pretende colmatar a inexistência de um think-tank que promova a reflexão e um pensamento estratégico europeu, e que alimente a definição de melhores políticas e a adaptação dos processos de decisão ao nível das estruturas europeias, num contexto geopolítico em mudança e de maior exigência.