Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2022-06-16 às 16h52

Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior lamenta morte do sociólogo João Ferreira de Almeida

A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, lamenta profundamente a morte de João Ferreira de Almeida, professor emérito, investigador e antigo presidente do ISCTE-IUL, que se notabilizou pelo seu vasto trabalho académico e científico na área da Sociologia, em especial nas áreas de processos culturais e simbólicos, exclusão social, estudos rurais, educação e juventude, desenvolvimento económico  e  social, valores  e  representações sociais, e classes e estratificação social.
 
Licenciado em Direito, pela Universidade de Lisboa, em 1964, João Ferreira de Almeida lecionou no ISCTE desde a sua fundação, em 1972. Em 1984, doutorou-se em Sociologia nesta instituição, onde realizou provas de agregação em 1992. Foi presidente do ISCTE entre 1992 e 2005, tendo desempenhado outras funções de relevo, como a de presidente da Associação Portuguesa de Sociologia, membro do Conselho Consultivo da Junta Nacional de Investigação Científica (JNIC), representante português na Comissão Permanente para as Ciências Sociais da European Science Foundation, membro do Conselho Científico para as Ciências Sociais e Humanas da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e diretor da revista Portuguese Journal of Social Science.

Em 2018 foi lhe outorgada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior uma Medalha de Mérito Científico, pelo seu contributo para o desenvolvimento da ciência e da cultura científica em Portugal.

À família de João Ferreira de Almeida, a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior expressa as suas sentidas condolências.