A Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, evoca o Professor Adriano Moreira, personalidade central da academia e da vida política portuguesas no século XX, atravessando dois regimes e marcando gerações de estudantes, de investigadores, de políticos, e também a instituição militar.
Permanecerão para benefício de todos os portugueses os seus trabalhos nas áreas do Direito, das Relações Internacionais e da Ciência Política, bem como a sua ação cívica e política, o seu humanismo, o seu pensamento sobre a Língua Portuguesa e sobre o papel de Portugal no contexto Atlântico.
Distinguido pelos três ramos das Forças Armadas e com as mais elevadas condecorações da República, contribuiu para aproximar o universo civil e o militar. Adriano Moreira será sempre o primeiro Doutor Honoris Causa do Instituto Universitário Militar (título que lhe foi atribuído em presença em julho passado), instituição de que foi um impulsionador e embaixador, além de professor. Também o Instituto da Defesa Nacional não esquece os seus contributos para o pensamento sobre Defesa, um legado inspirador para a análise de um momento especialmente complexo que o mundo atravessa.
Pelo seu inestimável contributo ao País, nas múltiplas dimensões de uma vida longa e preenchida, lembramos o Professor Adriano Moreira e endereçamos à sua família sentidas condolências.