Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2023-04-12 às 12h44

Ministro dos Negócios Estrangeiros desloca-se ao Senegal, à Gâmbia e a Mauritânia

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, desloca-se ao Senegal, à Gâmbia e a Mauritânia, entre quarta-feira [12 de abril] e sábado [15 de abril].

A deslocação ocorre por ocasião da 3.ª Comissão Mista Luso-Senegalesa, que volta a acontecer quase uma década depois da última reunião, e cujo segmento político decorre esta quinta-feira na capital, Dakar.

Os temas das agendas bilateral, regional e internacional, incluindo a recente presidência senegalesa da União Africana, serão abordados na reunião, cujo objetivo é o de avaliar e perspetivar as relações entre os dois países num conjunto alargado de setores. Em Dakar, serão assinados instrumentos em áreas como as infraestruturas ou a formação diplomática.

Além do Ministro João Gomes Cravinho, integram a comitiva portuguesa o Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, e a Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, o que releva a importância do mar e da fileira do pescado, entre outras vertentes da economia azul, na cooperação entre Portugal e o Senegal.

À margem dos trabalhos da Comissão, o chefe da diplomacia portuguesa será recebido pelo Presidente da República senegalês, Macky Sall, e reúne-se com a sua homóloga, Aïssata Tall Sall.

O MNE visita ainda o porto de Bargny-Sendou, com uma empresa portuguesa a ser responsável pela construção de dois terminais, e o Centro de Língua Portuguesa da Universidade Cheikh Anta Diop, constituindo uma oportunidade para o Ministro interagir com a comunidade académica e para valorizar a aposta no ensino do Português. Juntamente com os Secretários de Estado, o MNE vai ainda encontrar-se com membros da comunidade portuguesa a residir no Senegal.

No âmbito desta deslocação ao continente africano, o Ministro dos Negócios Estrangeiros português vai ainda passar pelas capitais da Gâmbia e da Mauritânia, tendo reuniões agendadas com os seus homólogos na sexta-feira à tarde e no sábado de manhã, respetivamente. Em Banjul e em Nouakchott, os ministros terão oportunidade de abordar o estado das relações bilaterais e trocar impressões sobre temas-chave, a nível regional e internacional, como a situação no Sahel e a segurança marítima.