1. Pagamentos aos setores Agroflorestal e das Pescas ultrapassam os 65 milhões de euros em setembro
2. 7,8 milhões de euros em restruturação e reconversão de vinhas e 2,6 milhões em seguros vitícolas de colheitas
Em setembro, o Ministério da Agricultura e da Alimentação procedeu a pagamentos aos setores agroflorestal e das pescas num montante que ultrapassa os 65 milhões de euros.
Entre estes, destaca-se que, ao abrigo do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), foram realizados pagamentos de mais de 15 milhões de euros em investimento, bem como de 17 milhões de euros no âmbito do Fundo Europeu Agrícola de Garantia (FEAGA) com destaque para mais de 7 milhões de euros para restruturação e reconversão de vinhas. Já no contexto do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos das Pescas (FEAMP), foram efetuados pagamentos num montante de 11,4 milhões de euros.
Foram ainda transferidos, para os agricultores, mais 8 milhões de euros em ajudas para mitigar os efeitos do aumento dos custos com o gasóleo colorido e em medidas de compensação dirigidas às atividades agrícola e pecuária, contempladas no Pacto para a Estabilização e Redução de Preços dos Bens Alimentares. Destacam-se ainda 2,6 milhões de euros para seguros vitícolas de colheitas.
Para a Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, "estes pagamentos são reflexo da intensa atividade desenvolvida por agricultores e pescadores, que, apesar dos tempos desafiantes que enfrentamos, mantêm a capacidade de investir na modernização das suas explorações e frota pesqueira, sem esquecer a urgência de reforço das respostas relacionadas com a gestão do risco.". A governante sublinhou ainda "a transferência de mais uma tranche no âmbito do ‘Pacto do IVA 0’, que resulta da resolução de muitas das situações identificadas nos primeiros pagamentos, associadas, nomeadamente, à falta de atualização dos dados pessoais".