1. Recuperar aprendizagens a Português e a Matemática: maior foco em áreas identificadas como mais críticas no Plano de Recuperação das Aprendizagens.
2.
https://recupera.dge.mec.pt/ - um espaço com recursos, projetos, práticas de escolas, informação e propostas de trabalho que potenciem o desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais e do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
3. Apoio aos docentes na sua prática letiva e aos alunos no seu estudo autónomo.
A recuperação de aprendizagens é hoje um fator decisivo para garantir o sucesso de todos os alunos, bem como para potenciar a sua concretização a níveis mais elevados. Após a conclusão do Plano de Recuperação das Aprendizagens Escola+ 21|23, por via da informação recolhida através da monitorização do plano e da recolha de dados fornecidos pelas escolas, pelos instrumentos de aferição e provas nacionais, é possível identificar áreas em que a intervenção é mais necessária, devendo a execução do plano de recuperação das aprendizagens neste ano refletir esse foco maior.
A disciplina de Matemática e algumas competências de leitura constituem domínios que merecem um trabalho mais intenso. O dinamismo dos agentes educativos perante este desígnio tem sido determinante para colmatar lacunas diagnosticadas, e para a
concretização de medidas, iniciativas, práticas e recursos que contribuíram para os alunos agilizarem progressos significativos, orientados e sustentados no sentido do desenvolvimento das áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da
Escolaridade Obrigatória e nas Aprendizagens Essenciais.
Neste contexto, o Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação, do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, do Plano Nacional de Leitura e da Rede de Bibliotecas Escolares, disponibiliza um novo espaço que tem por objetivo congregar e divulgar, num único repositório acessível a todos, recursos (com variados formatos, temas e domínios), projetos, práticas de escolas e informação relativa a oferta de formação, entre outros. Pretende-se, assim, apoiar os docentes na sua prática letiva e valorização profissional, bem como promover nos alunos o desenvolvimento da sua autonomia.
Em atualização constante, a página
Recupera arranca com um conjunto alargado de recursos dedicados às disciplinas de Português e de Matemática, mas pretende chegar a outras componentes do currículo com informação e propostas de trabalho que potenciem o desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais e do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Será ainda um espaço privilegiado para, a partir dos resultados da avaliação externa, divulgar recursos de apoio ao ensino e à aprendizagem, focados no desenvolvimento das áreas de conhecimento e de competências mais comprometidas pelos efeitos da suspensão do ensino presencial.